‘Precisamos tomar uma cerveja’

cerveja

Ouço muita gente falar: ‘Então, Celestino, a gente precisa sentar para tomar uma cerveja’. E penso: é pura mentira. Mentira das grossas. Ninguém que tenha me falado ‘a gente precisa tomar uma cerveja’ efetivamente me chamou para tomar uma cerveja. Jamais. É que ‘precisar tomar cerveja com alguém’ não é matéria própria para reflexão, não é algo que se fale com sinceridade cada vez que encontramos alguém na rua. Eu, que já estou cansado de ouvir bobagens, quando escuto ‘a gente precisa tomar uma cerveja’ sei que o cabra está querendo dizer na verdade: ‘Eu até acho que não morreria de tédio se a gente tomasse uma cerveja rápida, em pé no balcão, qualquer dia desses. Mas enquanto não somos forçados a fazer isso por alguma indesejável circunstância da vida, fiquemos apenas nessa constatação falsa, precisamente a de que precisamos tomar uma cerveja‘. E aí o cabra sai dali e vai tomar cerveja com quem? Com outros amigos a quem ele nunca, jamais, disse: ‘precisamos tomar uma cerveja’. Porque quem precisa tomar uma cerveja com alguém simplesmente a toma. Ora, pois.

Deixe um comentário